Você esta aqui:

Notícias

Operação Hiléia 1 pretende combater queimadas e desmatamentos em Rondônia

5 de março de 2020 | Sedam_cogeo

As queimadas e desmatamentos trazem graves consequências e afetam todo o meio ambiente

O ano de 2020 iniciou com uma mega operação para combater crimes ambientais. Neste mês de março, as primeiras equipes do Batalhão de Polícia Ambiental já entraram em ação e foram a campo combater as ações criminosas, dando início à Operação Hiléia 1, que deriva do grego e significa: mata virgem, floresta inexplorada.

Segundo o sargento Marcos de Souza Trindade,  coordenador de proteção ambiental, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), ao todo 12 equipes com efetivo de 32 homens devem atuar nesta operação. Quatro equipes já estão em campo, e as demais saem no próximo domingo (8). “Esta é uma grande operação que vai contar com a parceria de vários órgãos, desta forma, vamos abranger todo o estado de Rondônia. A operação iniciou agora em março e encerra no mês de dezembro. São dez meses de intensa ação para combater os crimes ambientais”.

O coordenador ressalta ainda a importância da conscientização da população que insiste em manter a cultura de crimes contra o Meio  Ambiente. “Nós contabilizamos os dados de desmatamentos ocorridos no mês de janeiro e foram 40 ao todo. Ainda não finalizamos os do mês de fevereiro, mas alertamos que esta operação possui o diferencial porque acontece em tempo real. Estamos focados em combater o crime que está acontecendo neste momento, por exemplo”, afirmou.

A Sedam conta com uma sala de monitoramento em tempo real

A operação conta a participação da Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Derccma),Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Núcleo de Operações Aéreas(NOA), Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e órgãos de inteligência.

TECNOLOGIA ALIADA

Através de uma sala de situação, técnicos da Sedam conseguem rastrear pontos de desmatamento e focos de calor em tempo real, de forma que as equipes em campo chegam a flagrar o crime e punir os culpados.

“O sistema envia as informações sobre o local com as coordenadas exatas via satélite. E para reforçar este trabalho, a Secretaria recebeu vários equipamentos como drones e viaturas novas para intensificar as fiscalizações. Mas todo o trabalho pode ter ainda mais efeito se a população colaborar, denunciando as práticas criminosas que ferem a legislação e acarretam em multas e penas de reclusão”, disse Trindade.

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe

آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet